sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

5 atividades para revisar vocabulário

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2014/01/5-atividades-para-revisar-vocabulario.html
Por Vanessa Prata

Primeiro post de 2014, vamos começar uma nova série de textos: “5 atividades para...”. Neste aqui reúno algumas sugestões para revisar vocabulário, que podem servir de warm-ups ou wrap-ups principalmente. Provavelmente a maioria dos professores experientes conhece essas atividades, mas sempre podem ser novidade para quem está começando. Aproveite para comentar e indicar suas sugestões também!

1 – Spelling games: para revisar qualquer tipo de vocabulário, especialmente em níveis básicos. Divida a classe em times, com os alunos em fila de frente para a lousa. Diga uma palavra do vocabulário a ser revisado. Um aluno de cada time deve escrever apenas a primeira letra na lousa, indo para trás da fila. O segundo aluno escreve a segunda letra e assim por diante. O time que terminar de escrever a palavra primeiro e corretamente ganha um ponto.

Variação: divida os alunos em times, mas eles permanecem sentados em fileiras nas carteiras. O último aluno tem uma folha de papel. Diga uma palavra e o último aluno de cada time escreve a primeira letra, passando a folha para o aluno da frente, que escreve a segunda letra e assim por diante. Ao chegar no primeiro aluno, caso a palavra não tenha sido completada, ele/ela vai para a última carteira e todos os demais se movem uma carteira para frente.

2 – Mímica ou desenhos: jogos de mímica funcionam bem para revisar esportes e ações (present continuous, por exemplo) em níveis mais básicos, ou mesmo para verbos e advérbios em níveis mais avançados (walking slowly, driving fast etc.). Desenhos na lousa podem ser úteis para revisar objetos em geral, roupas, partes do corpo, animais, entre vários outros itens. Divida a classe em equipes e um dos alunos de cada time recebe um cartão com as palavras/frases para fazer a mímica ou desenhar. Ganha o time que acertar mais palavras em menos tempo.

3 – Jogos de memória: podem ser usados de várias formas e para qualquer tipo de vocabulário. O mais básico é simplesmente pedir que cada aluno vá falando uma palavra do tema a ser revisado e quem errar ou ficar mais de 5 segundos sem falar uma palavra sai do jogo. Pode ser usada uma bola ou um objeto que os alunos joguem entre eles, e quem recebe deve falar uma palavra, para dinamizar e não seguir a sequência de um aluno após o outro.

Variação: comece uma frase que os alunos devem repetir, sempre acrescentando um item. Ex.: Teacher: Yesterday I went to the supermarket and bought a carton of milk. / Student A: Yesterday I went to the supermarket, bought a carton of milk and a piece of cheese. / Student B: Yesterday I went to the supermarket, bought a carton of milk, a piece of cheese and a kilo of potatoes…

Variação 2: dá um pouco mais de trabalho para o professor, mas você pode preparar pares de cards com o vocabulário a ser revisado, podendo ser uma figura e a palavra correspondente, a palavra e a explicação ou um exemplo etc. Funciona como um jogo de memória tradicional, cada aluno vira dois cards, se forem iguais, pega os pares e joga novamente. Se forem diferentes, desvira e passa a vez.

4 – Última letra, primeira letra: escreva na lousa ou diga uma palavra do vocabulário a ser revisado. Os alunos devem continuar uma lista sempre começando uma palavra com a última letra da palavra anterior. Ex.: POTATOORANGEEGGPLANTTOMATO...

Variação: a clássica brincadeira de STOP. Escolha algumas categorias e uma letra do alfabeto. Os alunos devem escrever uma palavra de cada categoria começando com essa letra. Ganha quem terminar primeiro ou quem fizer mais palavras em menos tempo. Ex.: letra B – categoria places: bank / categoria clothes: blouse / categoria food: banana / categoria transportation: bus...

5 – Tabu: indicado para níveis upper-intermediate e avançados. Divida os alunos em duplas ou grupos. Cada aluno recebe um card preparado pelo professor contendo uma palavra que ele deve explicar para seu grupo e 4 ou 5 palavras “tabu”, que ele/ela não pode usar para descrever a palavra. Ex.: o aluno deve explicar a palavra COMPUTER, mas não pode usar MACHINE, WINDOWS, BILL GATES, MOUSE. Ele deve buscar frases e outras palavras para explicar COMPUTER sem usar essas palavras.